Sono e Saúde

VOCÊ SABIA?

 

1 – Nos Estados Unidos 30% da população adulta sofre de insônia transitória, e 9 a 12% de insônia crônica.

 

2 – A apnéia obstrutiva é o segundo mais frequente distúrbio do sono e o mais grave dos distúrbios respiratórios durante o sono, e ocorre em 3 a 7% dos adultos.

 

3 – A América do Norte gasta anualmente, entre 30 a 107.5 milhões de dólares com tratamento dos distúrbios do sono.

 

4 – O distúrbio respiratório do sono é um processo contínuo que inicia com a síndrome de aumento da resistência das vias aéreas (SARVA), passando pelo ronco primário, apneias do sono leves, moderadas ou graves.

 

5 – Os homens sofrem duas vezes mais apneia que as mulheres.

 

6 – Mulheres tendem a piorar os distúrbios respiratórios do sono após a menopausa.

 

7 – Tanto homens quanto mulheres tendem a piorar os distúrbios do sono nas seguintes situações: aumento da idade, ganho de peso, uso de bebidas alcoólicas, tabaco, relaxantes musculares e uso de medicamentos para dormir nos casos de apneia.

 

8 – Sintomas agudos mais frequentes da apneia: sonolência diurna, fadiga física e mental, dificuldade de memória. Estes frequentemente se confundem com outros problemas de saúde e distúrbios psiquiátricos.

 

9 – Distúrbios respiratórios do sono podem aumentar em até 14 vezes os riscos de acidentes no trânsito.

 

10 – A apneia obstrutiva do sono está positivamente associada à hipertensão arterial, doenças coronarianas, acidente vascular cerebral (AVC) e morte por doenças cardiovasculares.

 

11 – Em estudos baseados em comunidades, ganho de peso está entre os mais consistentes preditores de aumento da prevalência da apneia obstrutiva do sono.

 

12 – Predisposição familiar para apneia do sono tem sido apontada nos estudos mais recentes.

 

 

 

SONO

 

DICAS PARA UM BOM SONO:

 

1 - Procure manter horário regular para deitar.

 

2 - Evitar antes de dormir:

atividade física, alimentos "pesados", bebidas alcoólicas, chocolate, café e refrigerante.

 

3 - Utilizar agenda para anotar compromissos futuros.

 

4 - Ambiente para dormir: sem TV e computador, silencioso, escuro, colchão adequado para o seu peso, travesseiro confortável.

 

 

 

PNEUMOLOGIA

 

1 – Principais distúrbios relacionados ao pulmão

 

2 – Tabagismo

 

3 – Atividade física

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